domingo, 20 de outubro de 2013

Uma defesa do arminianismo



     Quando nós, protestantes, falamos sobre salvação logo vem aquela velha pergunta em nossa mente: afinal de contas quem está certo, os Calvinistas ou Arminianos?

     Nesse artigo vou falar sobre as duas doutrinas, analisá-las e determinar qual das duas é verdade bíblica para a vida do cristão.

     Para João Calvino e os cristãos reformados a salvação é um plano de Deus no qual ele desde a eternidade escolheu uns para a salvação e outros para a condenação eterna, e que aquele que foi predestinado não pode resistir a graça do Senhor e nem perder sua salvação. Porém aquele que Deus não predestinou nada pode fazer sobre isso e já está condenado, não pelos seus pecados mais pela a vontade de Deus. Para os calvinistas o não há livre arbítrio na salvação, pois o Ser Humano não tem nenhuma participação no processo da redenção. Base bíblica:


Romanos 8:29 - 30
Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.


     Contudo para Jacobus Aminius e Jonh Wesley e os cristãos arminianos, sejam eles clássicos ou wesleyanos a salvação também é um plano que Deus traçou na eternidade antes da criação dos tempos, porém esse plano se dá com uma cooperação de Deus com os homens, Deus oferece a sua graça e o homem a aceita ou a rejeita, de modo que o desejo de Deus é que todos se salvem e a perdição não foi feita para homens somente para Satanás e seus demônios e o humano que la entrar só entrara por rejeitar a graça que Deus oferece a todos.


     A doutrina da predestinação praga um Deus anti - bíblico que ama a uns e não ama a outros, um Deus mal que tem prazer em criar seres vivos somente para condena-los para um lugar de dor e ranger de dentes pelo seu querer, um Deus que criou o pecado. Agora permita-me levantar uma questão quem é Lúcifer para um calvinista? seria o próprio Deus ou algum servo dele.


pontos contra a predestinação:


1: Se Deus, desde antes da criação dos tempos elegeu uns para o céu e outros para o inferno, então seria a estada da árvore do conhecimento do bem e do mal no jardim, um plano maléfico, frio e calculista do Senhor para que o homem conhecesse o pecado e para o Senhor ter uma desculpa para manda parte dos descendentes de Adão e Eva para o inferno?


2: Se Deus predestinou uns para a salvação e outros para a perdição, logo ele também planejou a entrada do pecado no mundo e a corrupção do gênero humano. Nesse cotexto que era a serpente que tentou a eva seria o próprio Deus ou será que Lúcifer estava lá somente cumprindo ordens do Criador?


3: Se Deus, desde antes da criação dos tempos elegeu uns para o céu e outros para o inferno, logo ou Lúcifer seria o uma personalidade obscura da pessoa de Deus ou alguém que Deus criou somente para declarar guerra e perseguir até o dia do julgamento. Seria Satanás o próprio Deus ou uma vitima de Deus?


     Afirmar como verdade a predestinação é afirmar uma série de aberrações teológicas e também afirmar que nós somos servos do pior e mais cruel ser que existe.


     Toda à Escritura Sagrada nós afirma com toda a certeza e clareza de que Deus é bom, misericordioso, bondoso, amoroso, justo, fiel e companheiro e que nele não ha maldade alguma. Pois não é que nele ha amor, mais sim que ele É AMOR.


     Concluindo, os reformados pregam que a eleição traz a graça que resulta na fé, mais a palavra de Deus diz que a que o evangelho é pregado o Espírito Santo convence do pecado e do juízo trazendo fé para eles e a fé traz a graça e pela graça somos salvos para uma vida de boas obras:


"Justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus." ( Rm 3:22-24 )

" Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus." ( Ef 2:8 )


"Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo." ( Rm 10:17).

                                                                                                  Atos Henrique Fernandes