quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O Amor, a Justiça e a Santificação

    
 


     Será que Deus nos ama da maneira que nós somos? se a resposta for sim, o que isso implica na nossa vida e principalmente na nossa salvação? se Deus me ama como sou porque preciso viver em santidade? essas perguntas com certeza já passaram pelas mentes de muitos ou de todos os cristãos um dia, certa vez vi em um programa de TV um "pastor" homossexual dizer que ele é gay pelo fato de Deus ama-lo e aceita-lo mesmo ele vivendo na homossexualidade.

     A bíblia sagrada é muito clara sobre essa questão, então primeiramente vamos ver na bíblia o que nós somos em relação a Deus:

  • " Pois quê? somos nós mais excelentes? de maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado. Como está escrito: não há um justo, nem um sequer. "  (Romanos 3: 9-10)
  • " Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há ninguém que busque a Deus. "(Romanos 3: 12)
  • " Porque todos pecaram e  destituídos estão da glória de Deus. " (Romanos 3: 23)
  • " Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. "(Romanos 5: 10)
     Por essas passagens tomamos conhecimento de que por causa da corrupção total do gênero humano, pelo fato de todos nós sermos pecadores e pelo fato de não haver se quer um justo em meio a humanidade, somos por natureza inimigos de Deus, e somente em Cristo somos reconciliados com o Pai Celestial, então a questão não é Deus nos amar da maneira que somos, a questão é que da maneira que somos fora de Cristo Jesus somos todos inimigos de Deus e não o amamos.

     Nessas passagens bíblicas também encontramos como o amor de Deus a todos os homens implica na vida e na salvação, apesar de Deus nos amar nós não o amamos, sendo assim só seremos salvos se passarmos a amar a  Deus e sua justiça, contudo essa atitude só é possível pela ação do Espírito Santo em nossas vidas, por causa do pecado só amaremos a Deus se ele despertar esse amor em nós.

     Agora veremos na bíblia porque mesmo Deus nos amando da maneira que somos, ainda precisamos buscar a santidade:
  • " Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor."  (hebreus 12: 14)
  • " Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. " (Efésios 2: 10) 
  • " Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas" (1 º Pedro 1: 2)
     Mesmo Deus amando a todos nós pecadores, a bíblia constrói toda uma doutrina em várias passagens de que o pecado é odiado por Deus, e aquele que opta por viver no pecado sentirá a ira de Deus, só conseguimos viver em santidade se já estamos salvos em Cristo e habitados pelo Espírito Santo, já que é somente pela graça de Deus que conseguimos nos abster do pecado,

     Deus é amor mais também é justiça, o pecado faz barreira entre o individuo e Deus, sendo assim, não é porque nascemos pecadores que devemos nos contentar com isso sendo que em Cristo Jesus somos livres da escravidão do pecado e da influência do pecado e também de toda maldição que o pecado traz.


                                                                        Atos Henrique Fernandes