quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O Que é Fundamentalismo Cristão?



      
     Muitos acham que sabem responder essa pergunta, quando na verdade o que elas pensam ser a resposta correta nada mais é do que puro preconceito.

     Quando se fala em fundamentalismo religioso o que logo vem a mente da maioria das pessoas são indivíduos com metralhadoras nas mão e explosivos amarrados pelo corpo, ameaçando qualquer pessoa não-fundamentalista. Mais será que isso é realmente fundamentalismo?

     O termo foi criado dentro protestantismo do sul dos Estados Unidos como contraposto ao liberalismo teológico. O sul dos E.U.A é a região mais religiosa daquele país, habitada predominantemente por cristãos protestantes berço da Convenção Batista do Sul que é a maior denominação evangélica dos Estados Unidos. Em razão do surgimento de correntes teológicas como a da Alta Critica alemã e o do liberalismo teológico também alemão um grupo de cristão conservadores presbiterianos do Seminário Teológico de Princeton e que deu origem ao Seminário Teológico de Westminster se posicionaram e afirmaram não ser verdadeiramente cristão aqueles que não aceitam os dogmas do Cristianismo como a inspiração e inerrância bíblica, o nascimento virginal e a divindade de Cristo bem como seu sacrifício expiatório pelos pecados da humanidade.

     Logo, fundamentalismo cristão nada mais é do que a não aceitação de um individuo que não crê nos pontos principais que são expressados na bíblia como verdade absoluta revelada da parte de Deus, como um legítimo cristão.

     Contudo com o passar do tempo os cristãos fundamentalista foram alcançando mais e mais poder politico e econômico nos E.U.A, se aliando com ao Partido Republicano e se tornando maioria entre os eleitores desse partido, sendo assim o governo de um politico republicano tende a ter sua plataforma governamental bastante alinhada com os dogmas do fundamentalismo protestante. Se fechando cada vez mais a um dialogo com o resto da sociedade e ganhando uma conotação ruim acabou dando origem ao evangelicalismo que é um movimento que renova o protestantismo deixando-o mais moderno na sua liturgia e pregação mais sem deixar de lado o fundamentalismo, mantendo seus dogmas intocáveis.

     Depois de saber essas coisas vemos que o fundamentalismo cristão não é algo assombroso como a maioria das pessoas pensam, engana-se quem pensa que a a fortificação dos evangélicos fundamentalistas no Brasil possa ser uma ameaça a democracia e a liberdade religiosa, pois, vimos que em boa parte dos tempo eles dominam a politica dos E.U.A sem comprometer as bases de um Estado Democrático de Direito, podemos salientar também que uma marca da direita conservadora americana é a defesa da total separação entre Igrejas e Estado e a reposta para a pergunta do segundo paragrafo obviamente é não, indivíduos utilizando armas de fogo e explosivos afim de coagir e até mesmo matar aqueles que não estão de acordo com sua visão religiosa são fanáticos, fanatismo religioso e fundamentalismo são coisas bem diferentes.  

                                                                                 Atos Henrique Fernandes