quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O Cristão e a Teologia da Prosperidade - 2º parte

     

     Continuando a aprofundação no tema da prosperidade na vida de um cristão, é interessante nos fazermos algumas reflexões sobre as principais afirmações que os que adotam a Teologia da Prosperidade pregam incessantemente, e estas afirmações são:

  1.   "O cristão precisa cumprir o ide a todo mundo e pregai o evangelho que Jesus ordenou, porém mais importante que pregar é ser ouvido, e para isso o cristão precisa ser um indivíduo rico, pois ninguém dá ouvido ao pobre."
     Vamos agora analisar essa afirmação de forma bíblica, e para isso vamos nos voltar à vida do nosso mestre, senhor e  salvador Jesus Cristo; nascido numa manjedoura filho de um carpinteiro cresceu sem grandes posses e luxos numa vida humilde porém moldada na Torá, instruído na Lei como qualquer garoto judeu, cresce ganhando a vida como carpinteiro, e quando é chegada a hora do inicio do seu ministério, ele deixa a casa dos pais e se lança em sua divina missão, leva a sua vida sem ter se quer um lugar para repousar e descaçar, vivendo de ofertas voluntárias sem nunca prometer prosperidade para que o ajuda-se mais os abençoando espiritualmente e oferecendo a eles junto com a oportunidade de manter o Messias. as bençãos celestiais e galardões na eternidade. Jesus nasce pobre, cresce pobre e morre como um pecador sem nunca ter conhecido o pecado, contudo apesar da pobreza o mundo ouviu a voz do Messias e por ele hoje estamos aqui usufruindo da graça de Deus, ou seja, para ser ouvida não precisa ser rico, basta ser discípulo de Cristo e pregador da verdade e da vida que é o próprio Jesus Cristo.


2.    Isaías 53: 4-5: " Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores tomou sobre si, e nós os reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
   Mais ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."
     Esses dois versículos do livro do profeta Isaías, o profeta messiânico é usado pelos pregadores da prosperidade como base para o ensinamento de que por causa do sacrifício expiatório de Jesus na cruz, todo cristão pode determinar sua cura, pois Deus tem a obrigação de atender o que ele falou através do profeta. Infelizmente as pessoas cegamente acreditam em tudo que um "pastor/ungido" diz sobre a bíblia sem colocar a prova na própria bíblia.

     O que esse texto realmente está dizendo é sobre a glorificação futura, ou seja, na eternidade que todo aquele que perseverar até o fim na vida cristã receberá, isso em um contexto de vida eterna e não vida terrena, mais você pode me dizer que "se Deus é poderoso para curar todas as doenças na eternidade, ele tem o mesmo poder para fazer isso aqui na terra", realmente isso é verdade, Deus pode aqui na terra curar todas as enfermidades, porém isso não é promessa, a promessa é para a eternidade, ou seja, hoje Deus pode curar que ele quer segundo sua própria vontade, portanto, poder nenhum tem o ser humano de determinar a sua cura, mais ele tem o direito de pedir com fé em nome do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, confiando de que a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável será feita, seja ela qual for.

     3.   Êxodo 20: 4-6: " Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.
   Não te prostrarás diante deles nem lhes prestaras culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castiga os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam.
   E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos."

     Esse capitulo da bíblia no livro de Êxodo é a principal defesa dos que pregam a herética doutrina da Maldição Hereditária. Maldição Hereditária é a doutrina pregada pelos lideres neo pentecostais que ensina que se um individuo cristão, ou não, sofre de alguma fraqueza ou comportamento pecaminoso como vícios, problemas no casamento, problemas de saúde e principalmente problemas financeiros é porque algum antepassado dele cometeu pecado e deu legalidade para um determinado demônio que traz certa maldição, ou uma maldição independente agisse na vida daqueles que descendem dele, é que isso só será quebrado num ritual ( sessão de macumba gospel) regido por "um homem de Deus/ungido do senhor" denominado ritual de quebra de maldição. reunião de desamarração.

     Mais com um pouquinho de noções de interpretação de texto, quando sem manipulações ou ganancia lemos essa passagem, constatamos o que realmente Deus estava dizendo ao seu povo. O que o texto bibico realmente diz:

  • Está tratando de um pecado específico, não do pecado no geral, a passagem fala do pecado da idolatria. Nos rituais de desamarração geralmente o "ungido do senhor" pede que Deus revele o pecado que o antepassado do individuo que quer ser libertado ($ e está pagando por isso $) cometeu, ora, só pode ser idolatria, pra que pedir revelação? "
  • O texto está falando que Deus visita os pecados dos pais no individuo que despreza o Senhor, ou seja, um filho só é visitado pelos pecados dos pais quando esse filho despraza a Deus como seus antepassados, o que não é o caso do cristão que tem prazer em agradar a trindade e não em despreza-lo.
  • A maior maldição que um homem pode ter e em não fazer parte do corpo de Cristo e não ser salvo, a maior benção que um homem pode ter e ser um cristão, salvo pela graça de Deus e conhecedor da verdade que é Jesus, logo, quando um individuo é alcançado pela graça de Deus é a aceita toda e qualquer maldição na vida dele é automaticamente quebrada, não se faz necessário nenhum ritual.
     Para mais provas de que Maldição Hereditária é heresia, leiam:
  • Ezequiel 18
  • João 8: 24-37
                                                                                                              Atos Henrique Fernandes