sábado, 30 de novembro de 2013

Lulu - o Fenômeno Sociológico

   


     O mundo moderno é movimentado por tendencias, essas tendencias surgem e desaparecem inesperadamente dando lugares a outras, as vezes num espaço de tempo muito curto. Quando essas tendencias chegam elas são avassaladoras e as pessoas modernas conectadas ao mundo moderno se tornam escravos da novidade, se fascinam pela novidade, parecem estar apaixonadas pela novidade, e quando menos se espera tudo aquilo já saiu de moda e aí chega uma nova tendencia.

     Orkut, MSN, Twitter, são tendencias passadas, Facebook, Instagram e ASK são tendencias transitórias pois já estão saindo de moda, já Whatsapp e Lulu são as novas tendencias do momento, esse texto é sobre o aplicativo Lulu, seu significado e impacto social.

     O aplicativo Lulu, funciona como um clube da Luluzinha virtual onde as mulheres fazem na internet o que provavelmente já faziam em festas do pijama e em salões de beleza, elas avaliam os homens sobe vários aspectos de acordo com seus perfis no Facebook, e essa resultado dessa avaliação são hashtags que dizem se o homem é ou não uma boa opção para a mulherada, as hashtags seguem um padrão e dividem os homens entre "pegáveis" e "não pegáveis" com hashtags como #Trêspernas, #feioarrumadinho, etc.

     O que parece uma boa ideia tem despertado a desaprovação por parte de boa parte dos homens, inclusive já existem aqueles que estão processando o aplicativo por mau uso da imagem. Os homens que não querem seus perfis do Facebook avaliados pelas mulheres podem acessar o aplicativo e solicitar que seu perfil não seja utilizado e o perfil dele será tirado do ar.

     Contudo, esse aplicativo é um interessante fenômeno sociológico que traz a inversão de uma realidade clássica nas sociedades patriarcais e machistas, agora o homem está sendo objetificado, situação em que as mulheres estão a séculos. Muitas das mulheres que utilizam e defendem a utilização do Lulu usam a afirmação de que esse é um espeço que concretiza a luta feminista pela mundo, e que finalmente as mulheres estão a altura dos homens e fazendo o que os homens já fazem. Entretanto quem já estudou o movimento feminista e que adere e apoia a ele sabe bem que o objetivo das feministas é a igualdade sexual e principalmente o respeito ao individuo do sexo oposto como ser humano. Já o Lulu é um instrumento que traz uma superioridade feminina onde homens são barrados e também é um instrumento onde as mulheres cometem com o sexo masculino o mesmo erro que os homens já vem cometendo com as mulheres que é o desrespeito e a objetificação sexual e isso não tem nada haver com o espírito feminista, que propõe que os sexos se respeitem e não vivam em guerra onde é justificável os erros de uns para com os outros.

     E como esse é um blog cristão acima de tudo, não podemos nos esquecer que o homem e a mulher são diferentes e se completam nas suas diferenças, e tem igual valor perante Deus, ambos não são objetos mais sim imagem e semelhança do criador, seres de inestimável valor e que só serão felizes quando aprenderem a se respeitar.

                                                                            Atos Henrique Fernandes