domingo, 8 de dezembro de 2013

Valdemiro Santiago: Ganhando o Mundo e Perdendo a Sua Alma




     O programa dominical do SBT, Domingo Legal protagonizou neste domingo, dia 8 de dezembro de 2013 o maior golpe de publicidade gospel que o Brasil já viu, com a visita do "apóstolo" Valdemiro Santiago e a homenagem rendida à ele pelo programa. Na ocasião Valdemiro contou sua triste história de vida para o seu imitador Pedro Mando, o apresentador Celso Portiolli e o também apresentador Ratinho juntamente com o auditório e os telespectadores.

     Com a Igreja Mundial do Poder de Deus em crise financeira e de credibilidade, Valdemiro mostra-se um inteligente homem de marketing. Não estou afirmando que esse seja o motivo da visita dele ao programa mais que independente de qual foi o motivo, a ação foi uma ótima publicidade.

     Com certeza a história do garoto pobre e revoltado que perdeu sua mãe aos 12 anos de idade e que era rejeitado pelo pai por causa da rebeldia, e cedo teve que ir ganhar a vida comoveu muito gente inclusive a mim, contudo aquele mesmo rapaz que trabalhava na roça encontrou o caminho da prosperidade, quem antes não tinha nada, agora mora em um dos condomínios mais caros de São Paulo, possui fazendas e até avião. Não quero questionar nem desmerecer a pobreza e as privações não só financeiras mais também emocionais que este homem já viveu, mais sim refletir sobre como ele deu a volta por cima e hoje vive uma vida de luxo e ostentação.

     Aquele homem de origem humilde aprendeu que tinha um dom, o dom de anunciar o evangelho de Jesus Cristo, mais em algum momento ele percebeu ou foi ensinado que o evangelho simples não garantiria a ele se livrar das privações nem fazer fortuna e ter uma vida abastarda, ensinaram a ele que o evangelho puro era o que a humanidade precisa ouvir, porém a humanidade mal da valor a isso, mais que com astúcia podemos transformar o evangelho naquilo que as pessoas querem ouvir, e que quando alguém escuta o que quer ouvir ela fica um tanto quanto grata e muito maleável, também ensinaram a ele a armadilha da ambição que consiste no fato de quem quer ter mais no futuro não se importa em dar o que ele possui no presente, também ensinaram a ele que os que sofrem fazem de tudo para sair do sofrimento, mostraram a ele o poder do nome de Jesus que cura e liberta, que esse poder vem pela fé mais é para a glória de Deus e ajuda ao que sofrem, ajuda desinteressada, mais que se ele usasse a autoridade do nome de Cristo e cobrasse por isso não fazia mal pois era para a obra de Deus, ele também aprendeu um pensamento que diz que a obra e ele não tem diferença por tanto fazer a conta da igreja crescer e fazer crescer a conta dele não tem diferença. Aí então sabendo a formula para o "sucesso" pastoral chamada Teologia da Prosperidade e munido de um carisma impressionante, ele desbravou o mundo, explorou a fé alheia e milionário ficou.

  • Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? (Marcos 8:36)
     Para muitos esse homem é um "Ungido de Deus", alguém que faz milagres, expulsa demônios e entrega palavras proféticas em seus sermões, que como ungido ele tem o direito de fazer o que ele quiser, e que quem questioná-lo estará questionando ao próprio Deus, pois as obras que ele faz só um ungido poderia fazer, que o céu está garantido para ele e que tudo o que ele faz se justifica pelas obras da fé e pelas almas que ele já ganhou para Deus. Mais para estas pessoas as Sagradas Escrituras dizem:
  • Muitos me dirão naquele dia: ´Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?` Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci, afastem-se de mim vocês que praticam o mal! (Mateus 7:22-23)

                                                                                    Atos Henrique Fernandes