terça-feira, 4 de março de 2014

O Problema do Senso Comum




     Todo Ser Humano tem uma zona de conforto, uma situação em que ele se sente cômodo para ir levando sua vida, uma forma de sobreviver sem encarar as razões de suas tragédias, seus medos, fraquezas e misérias sem ter que ir até a raiz dos problemas, pois a razão dos problemas humanos pode requerer de quem o descobrir um posicionamento que conclama sacrifícios pesados, e o primeiro desses sacrifícios é adentrar em uma zona de conflito, e um conflito pode deixar marcas irreversíveis.

     A priori, marcas irreversíveis podem ser algo indesejado e ruim que é causado e causa sofrimento, porém se pararmos para refletir um pouco concluiremos que caráter nada mais é do que um conjunto de marcas que constrói uma personalidade. Quem almeja um bom caráter deve urgentemente se embrenhar zona de conflito a dentro.

     No mundo de hoje, assistimos a maioria esmagadora das pessoas, vivendo uma vida no senso comum e desprezando com veemência o senso crítico, na verdade elas até pensam possuir um apurado senso crítico por estarem acostumadas a opinar sobre os mais variados assuntos, porém com opiniões alheias, opiniões de uma única pessoa ou grupo que é oferecida as pessoas, principalmente por oradores cativantes através dos meios de comunicação em massa. Quem nunca tomou como sua a opinião de um desconhecido "especialista" no Jornal Nacional sobre a criminalidade ou economia, sem parar para pensar sobre as ideologias quem sem dúvidas interferem na visão desse "especialista" ? Quem nunca adotou e propagou a opinião de sociólogos ou historiadores que dizem: " o problema da criminalidade começa na miséria" sem analisar por si mesmo as estatísticas do IBGE e do Mapa da Violência e ver que nos últimos 10 anos cerca de 40 000 000 de brasileiros deixaram de viver a baixo da linha da pobreza, sendo que no mesmo período a criminalidade no Brasil somente aumentou a ponto de no nosso país serem assassinadas mais pessoas do que em países em conflito?

     Na atualidade a maioria das pessoas vivem nas sombras, na sombra dos formadores de opinião que por sua vez estão nas sombras do politicamente correto que por sua vez está na sombra dos que querem que a sociedade ouça o que é confortável e não o que é verdadeiro, pois o que é confortável alimenta o senso comum, mas o que é verdadeiro empurra os indivíduos para a zona de conflito, e isso pode tirar a paz de muitos.

     Todo aquele que já entrou em conflito e buscou conhecimento sólido, que foi ao mundo das ideias para entender o mundo físico, que enfrentou a irrelevância maciça em busca da relevância individual deve trazer a luz do conhecimento os que ainda estão cegos e surdos intelectualmente, pois somente individualmente, como nossas ricas diferenças e pontos fortes construiremos uma sociedade melhor e um Estado de bem estar social, e um bom Estado é aquele onde os cidadãos tem liberdade, a nível de Estado nada é melhor do que liberdade, liberdade de crer, pensar, agir e possuir. 

     Para ser realmente livre é preciso conhecer a real verdade, pois a ignorância escraviza e a conhecimento da verdade liberta.

( texto baseado no Mito da Caverna de Platão) 

                                                                                              Atos Henrique Fernandes