Esse é um tema que está sendo amplamente abordado e discutido nos Estados Unidos da América, ao ponto em que o estado norte americano do Tennessee aprovou uma lei que permite aos professores do ensino publico questionarem o consenso cientifico em questões como aquecimento global e teoria da evolução, para o governo desse estado o objetivo didático dessa lei é permitir a professores " ajudar estudantes a compreender, analisar, criticar e revisar de forma objetiva os potenciais e fragilidades cientificas das teorias existentes abordadas na disciplina ensinada ".
Segundo o governador do Tennessee, Bill Haslam, a legislação " não deve ser construída para promover qualquer doutrina religiosa, ou não religiosa ", entretanto, a tentativa de ensinar o Criacionismo nas escolas publicas americanas não é nenhuma novidade, e o principal grupo que luta por esse direito e sem dúvidas influenciou a criação dessa lei é o Discovery Institute, uma organização que defende o desenho inteligente, uma assertiva de que " certas características do universo e dos seres vivos são mais bem explicadas por uma causa inteligente, e não por um processo não direcionado como a seleção natural " e essa organização defende e acredita que o criador é o Deus do cristianismo, logo, qualquer implementação do desenho inteligente no ensino publico tente a se centralizar na criação segundo a crença Cristã/Judaica em detrimento de outras crenças, uma inconformidade com qualquer estado democrático de direito que garante a liberdade religiosa e a separação entre religião e estado.
Por este ser um tema em foco na educação dos E.U.A, logo chegará ao Brasil, aliás já chegou com menor intensidade, mais com intensidade o suficiente para o MEC se pronunciar contra o ensino do Criacionismo como ciências nas escolas publicas brasileiras. Agora aqui será listado alguns pontos que torna o Criacionismo incompatível com o ensino publico de um estado laico e com as ciências:
- A Bíblia Sagrada não pode se propõe e nem pode ser considerada um livro de ciências, pois quando ela faz observações da natureza, ela faz na perspectiva do escritor, um exemplo disso é que a bíblia chega a afirmar que a terra está parada, ela faz essa afirmação cientificamente incorreta, porém para quem está na terra essa afirmação é pertinente e é usada até os dias de hoje, pois, para quem esta na terra o nosso planeta está parado e o sol girando em torno dele.
- Em um estado laico, onde as escolas publicas são frequentadas por pessoas de várias crenças, é injusto ensinar a criação na perspectiva Cristã/Judaica, isso quebra o principio de isonomia.
- O ensino do Evolucionismo e Criacionismo como ciências no ensino fundamental pode vir a fazer uma confusão tremenda na mente de crianças até os dez anos de idade, pois é difícil conciliar as duas teorias.
- Um estado laico não pode pregar nenhuma religião, mais garantir a livre pregação de todas, a coexistência pacífica e o direito de ateus, agnósticos e desigrejados.
- Não há como ensinar o Criacionismo Cristão sem propagar dogmas como o do pecado original por exemplo, Criacionismo só iria trazer de volta a imposição de determinada religião e seus dogmas sobre a vida das pessoas.
Porém, nesse texto cabe uma ressalva, em escolas de caráter confessional ( Metodistas, Batistas, Presbiterianas, Anglicanas, etc. ) não há problema algum em se ensinar o Criacionismo, não como ciências, mas como uma outras matéria associada a religião que a instituição de ensino confessa, de maneira a não confundir a mente de alunos e alunas que estão na fase da infância.
Fontes:
- http://noticias.terra.com.br/ciencia/estado-americano-aprova-ensino-do-criacionismo-nas-escolas,63d942ba7d2da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
- http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=8164
Atos Henrique Fernandes