quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O templo e o Culto, Segundo a Palavra de Deus

     Dentro do protestantismo pentecostal e neopentecostal vejo muitos ensinamentos estranhos a bíblia sagrada, nesse texto vamos tratar da imagem que se tem do templo e do culto a Deus, pois infelizmente vejo esses dois temas sendo juntos trabalhado para manipular as pessoas que são fracos de Palavra de Deus.

O Templo

     O templo segundo a mentalidade de muitas pessoas cristãs, convertidas à pessoa de Jesus Cristo, templos do Espírito Santo, mais infelizmente biblicamente analfabetas é a casa de Deus, um lugar onde Deus mora e que se você não ir visita - lo semanalmente é porque você está o abandonando e por isso ele o abandonará e isso não é verdade, a bíblia deixa muito claro que edifícios não são casa de Deus e sim pessoas que são alcançadas pela graça de Deus, a bíblia também é muito clara que não precisa - se de um determinado lugar para se cultuar a Deus, os cristãos primitivos prestavam cultos em suas casas, quando o véu se rasgou Deus não mais estava fixado em um lugar como no tempo da lei com a morte redentora de Jesus Cristo ele está acessível a todos os homens e a todos os lugares. Não estou dizendo que ir a igreja não é importante pois a bíblia diz que devemos congregar com nossos irmãos e também diz que devemos prestar culto frequentemente na coletividade do Corpo de Cristo, mais estou afirmando que ninguém pode ter sua espiritualidade julgada por determinada falta de frequência nos cultos como ocorre muitas vezes, quando por vários motivos válidos alguns irmão deixam de congrega e já começam a ouvir a maliciosa frase " faz tempo que não lhe vejo nos cultos, você saiu da igreja?". Leiam: 

1- (João 4:19-24)
2- (1 Coríntios 6:19-20; 2 Coríntios 5:1-4)
3- (1 Coríntios 3:16-17)

O Culto

     
     Ultimamente tenho ouvido muito frases como essas:
     " venha ao culto alcançar sua vitória."
     " Vocês já tem que vir ao culto com a mentalidade do que vocês querem receber de Deus."
     " Pela fé tudo que vocês vieram buscar nesse culto vai acontecer", etc.
Mais será esse o real sentido do culto, um lugar onde eu vou buscar minha benção, minha vitória, minha libertação, a resolução dos meus problemas financeiros ou de qualquer ordem? se você disse sim infelizmente você não conhece Jesus Cristo tão bem assim.
     O culto é um lugar para ter comunhão, não com Deus, pois essa comunhão deve ser diária mais como o seu irmão em Cristo, o culto também é um lugar para a adoração a Deus junto com seus irmãos, o culto também é um lugar para se testemunhar sobre Deus e suas maravilhosas obras junto com os irmãos, e por último e o mais importante no culto você ouvi a voz de Deus em conjunto ou seja junto com seus irmãos e tudo isso visa a adoração a Deus e a edificação do homem que tem a Cristo como seu Senhor e Salvador. Culto é lugar de buscar a face de Deus e se edificar nele, não de buscar por desejos muitas vezes mesquinhos e incompatíveis a Palavra de Deus. Leiam:

1- (Romanos 5: 5)
2- (João 2: 17)
3- (Mateus 15: 3)
4- (Mateus 15: 6) 
5- ( Marcos 7: 13)
6- ( 1 co 14)

                                                                                 Atos Henrique Fernandes
     

O Cristão e a Teologia da Prosperidade - 1º parte

   

     Há décadas um câncer tem se espalhado pela Igreja de Cristo tornando congregações sérias e comprometidas com a mensagem do evangelho em aberrações teológicas e abatedouros de ovelhas, esse câncer se chama Teologia da Prosperidade. Essa doutrina enganadora que se baseia em dogmas estranhos a Sã doutrina como a confissão positiva, teologia da retribuição, rituais baseados no judaísmo e práticas de simonia que imitam as da Igreja Católica Apostólica Romana na Idade Média. Todo esse sincretismo religioso tem feito pessoas pensarem que estão em Cristo quando na verdade estão sendo manipulados e explorados e também tem tirados pessoas da verdadeira vida com Deus e as feito viver segundo os parâmetros desse mundo corrupto e hipócrita porém muito mais atraente que a porta estreita, ainda mais quando se passa pela porta estreita e se não bastasse tudo isso esse vento de doutrina ainda tem corrompido pregadores que outrora anunciavam a mensagem da cruz. Nessa série de textos que irei publicar no blog a seguir vamos estudar até onde a prosperidade tem haver com a Sã Doutrina.

     Todo indivíduo quando se converte à Cristo tem aberto para si um caminho que pode levar a uma vida de prosperidade, isso ocorre pois aquele que outrora gastava dinheiro com bebidas não gasta mais, o que gastava com cigarro não gasta mais, o que gastava em noitadas não gasta mais, o que gastava com mulheres na promiscuidade não gasta mais, há também a questão de que quando o indivíduo passa a conhecer a Palavra de Deus ele aprende  que não deve gastar mais do que ganha, não gastar por impulso, não se deixar influenciar pelas propagandas, não tomar dinheiro emprestado e não se submeter a nada que venha com juros a menos que seja extremamente necessário, tudo isso faz com no final do mês as contas do cristão não fique no vermelho e sobre dinheiro que com sabedoria ele pode investir e ganhar mais dinheiro. Mas note que essa prosperidade não vem de campanhas de prosperidade ou destravamento de vida financeira, não vem do dízimo pois o dízimo não um investimento na "bolsa de valores celestial", tão pouco vem de ofertas irresponsáveis que ao invés de prosperar podem na verdade nos endividar cada vez mais, essa prosperidade também não vem de orações feitas por nenhum sacerdote, essa prosperidade é resultado da boa obra que nosso Deus maravilhoso realiza em nossa vida através de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

     O que há de errado com a teologia da prosperidade é sua total falta de base bíblica e seu conteúdo sincrético e acima de tudo herético, para intender melhor essa questão vamos estudar todos os pontos da teologia da prosperidade.

                                                                                           Atos Henrique Fernandes