quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Uma Igreja Reformada, Sempre Reformada - parte final

     Hoje é o aniversario da Reforma Protestante, movimento iniciado por Martinho Lutero que visa um cristianismo totalmente fundamentado nas Sagradas Escrituras. Mais o que vemos hoje mundo a fora são Igrejas ditas protestantes ou evangélicas, que dizem praticar um cristianismo bíblico mais na verdade são Igrejas que pregam e praticam um "evangelho" estranho a palavra de Deus e a todos os princípios que fundamentaram a Reforma que ocorreu a 495 anos atrás. Pelos fatos que ocorrem atualmente no cenário evangélico mundial, vemos, que está havendo uma verdadeira regressão, e Igrejas e lideranças ditas oriundas do protestantismo cometendo os mesmos erros que a Igreja Católica Apostólica Romana cometia na idade média e que levaram a formulação das 95 teses de Lutero.

     Pastores que consagram e vendem objetos ditos milagrosos e ungidos, pastores que se colocam numa posição de "ungido do Senhor" que na prática os tornam verdadeiros papas evangélico, pregação de um evangelho cheio de ostentação e consumismo que é a Teologia da Prosperidade, uso da religião cristã para manipular as massas, cristianismo fundamentado em emoções e não na bíblia sagrada e sincretismo religioso, são as principais heresias que assolam a Igreja de Cristo nos dias de hoje, mais poucas dessas heresias são novidades na história da Igreja, são somente velhas mentiras em novo formato.

     Precisamos urgentemente de uma nova reforma, aliás Igreja que não se reforma constantemente não é protestante/evangélica, pois o lema da reforma é Uma Igreja Reformada, Sempre Reformada.

                                                                                          Atos Henrique Fernandes

Uma Igreja Reformada, Sempre Reformada - 1º parte

     Hoje dia 31 de outubro é o dia em que se comemora a Reforma Protestante, evento ocorrido ha 495 anos quando Martinho Lutero pregou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg suas 95 teses protestando contra os desvios de conduta da Igreja Católica Apostólica Romana em relação as Sagradas Escrituras. A Reforma Protestante é sustentada por alguns princípios fundamentais, também conhecidos como as solas que são:

     Sola Gratia (somente a graça): Depois de um dedicado estudo da bíblia sagrada Lutero compreendeu por meio do Espírito Santo que o homem só pode alcançar a salvação pela graça de Deus, pois o Ser Humano é incapaz de ser salvo através das boas obras devido ao seu estado de corrupção geral que é reflexo do pecado original e o torna morto para as coisas de Deus, sendo assim a única saída para o homem se livrar da perdição eterna é ser alcançado pela graça, que é o favor imerecido de Deus para a raça Humana, que se deu através do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e sua morte expiatória na cruz.


  • Efésios 2: 8-10:  Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.


     Sola Fide (somente a fé): Embora o sacrifício de Cristo seja o suficiente para a salvação de todos os homens ele somente é eficaz ao homem de fé, aquele que deposita a sua fé e esperança unica e exclusivamente na pessoa de Jesus Cristo como Senhor e Salvador, pois Cristo é a verdade e a vida e não ha outro caminho que leve a Deus e a vida eterna que não seja ele.


  • Efésios 2: 13-18:  Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio, na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz a vós que estáveis longe e aos que estavam perto; porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.
     
     Sola Scriptura (somente as Escrituras): As sagradas escrituras são a fonte de toda doutrina cristã e palavra inspirada e autorizada por Deus, sendo assim é a única regra infalível de fé e prática para a Igreja de Cristo, não havendo ninguém que possa desautoriza-la ou que tenho autoridade igual ou maior que ela para reger a vida de um cristão.

  • Romanos 10: 17: Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo. 
     Soli Deo Gloria (glória somente a Deus): Toda glória deve ser dada somente a Deus, pois ele criou o plano de salvação para o homem, e ele o executou, ele nos amou primeiro, ele nos salva pela sua graça, ele é quem nos dá a fé, e ele foi quem inspirou as Sagradas Escrituras, portanto a ninguém mais um cristão deve glorificar, nem aos Apóstolos, nem aos pais da fé, nem aos anjos, nem a cristão já mortos, nem a cristão ainda vivos, nem a pastores, nem a levitas, somente Deus deve receber toda honra e toda glória, e devemos adora-los na beleza da sua santidade.

                                                                                              Atos Henrique Fernandes


31 de outubro - dia da Reforma Protestante