segunda-feira, 9 de junho de 2014

As Eleições e a Falta de Boas Opções




     As pesquisas eleitorais desse ano mostram que o cidadão brasileiro quer mudanças. Segundo o instituto Datafolha mais de 70% do eleitorado brasileiro quer mudanças na forma como se governa o país, e cerca de 30% dos eleitores também não querem nem PT nem PSDB no governo, isso se dá por vários motivos, como por exemplo a corrupção, a ineficiência do Estado, o abismo entre o Brasil real e o Brasil das propagandas do governo, o desalinhamento entre os principais candidatos e as principais reivindicações populares, o baixo crescimento econômico e o temor em se perder os programas assistencialistas do governo.

     O grande problema que os brasileiros sedentos por mudanças enfrentam é a falta de opções, hoje, o eleitorado não consegue enxergar em nenhum candidato um ideal de mudança, uma proposta de governo realmente diferente e que seja boa para o Brasil, as velhas promessas e o discurso socialista "de vamos resolver todos os seus problemas" não vem convencendo mais a ninguém. A final de contas de quem o país precisa? A resposta é, o Brasil precisa de estadistas. Pessoas que realmente estão dispostas a fazer de tudo pelo crescimento do país e pela sua transformação real.

     O dicionário define Estadista como: Pessoa que revela grande tirocínio, grande habilidade e discernimento no que diz respeito as questões políticas, à administração do Estado, homem do Estado. Para o político estadunidense James Clarke " um político pensa na próxima eleição, um estadista, na próxima geração", isso significa que o Brasil realmente precisa de indivíduos visionários na administração pública, pessoas que planejem o país do futuro e que coloquem esse planejamento em prática hoje.

     O total desalinhamento entre a classe política brasileira com o cidadão, o advento do político profissional que é aquele que faz da política sua profissão, o anseio pela perpetuação no poder por parte de nossos legisladores, os altos salários pagos no executivo e legislativo e até mesmo o calendário eleitoral brasileiro criam um clima totalmente favorável ao não planejamento do futuro da nação e uma politica totalmente imediatista que não olha para frente pois está muito ocupado com os problemas do presente, problemas esses que por incrível que pareça nunca são de fatos resolvidos.

     O Brasil precisa de indivíduos que enxergam a política como meio de transformação e parte da cidadania e não como um ganha pão, indivíduos que enxergam e reconhecem as qualidades de seus adversários, indivíduos que apoiam as boas idéias independentes de onde tais virem, seja da situação ou oposição, indivíduos que estão mais preocupados em enriquecer o povo do que a eles si mesmos, indivíduos que pelo bem da nação dizem não a qualquer ideia antidemocrática mesmo que estas venham de seus companheiros, indivíduos que enxergam a corrupção como uma ameça a ao futuro, indivíduos que sabem dialogar pelo bem comum.

     Enquanto os candidatos não se atentarem para essas questões de uma forma séria e verdadeira a população continuará descrente e cada vez menos representada, uma nação é um contrato social realizado todos os dias, e para haver o assino de um contrato é preciso haver uma sinergia entre as partes envolvidas, na medida em que uma parte do contrato o descumpre a outra parte fica descrente e querendo mudanças, tão logo a situação não esteja resolvida o contrato é desmanchado, e não é isso que queremos para o Brasil.